Tendência

Apodi: Apresentação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA)

Francisco Brito explanou sobre a estrutura institucional detalhando os órgãos e unidades orçamentárias.

O contador Francisco De Assis Brito da Prefeitura de Apodi apresentou na manhã desta terça-feira (26), o Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA) aos vereadores presentes no plenário Bevenuto José de Paiva, sede do Poder Legislativo Apodiense.

Brito explanou sobre a estrutura institucional detalhando os órgãos e unidades orçamentárias.

O Plano Plurianual (PPA) trata-se de um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos.

O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Já a LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano, ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual.

A LOA, por sua vez, é o orçamento anual propriamente dito, que prevê os orçamentos: fiscal; da seguridade social e de investimentos das estatais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA, onde se pode encontrar estimativa da receita e a fixação das despesas do governo dividida por temas, como Saúde, Educação, Transporte, entre outros.

Para saber mais acesse https://camaraapodi.rn.gov.br/

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.