
A cidade de Apodi inicia, nesta segunda-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência física. Os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exames que comprovem a condição dos pequenos.
Neste público, o esquema vacinal prevê duas doses da Pfizer com intervalo de oito semanas. Lembrando que, as crianças não devem tomar outro tipo de imunizante, já que a Pfizer é a única vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para pessoas com menos de 18 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, será necessária a autorização dos pais para a imunização deste público ou a presença de um deles no momento da aplicação. No caso de um dos responsáveis no ato da imunização, haverá dispensa do termo por escrito.
Segundo a Anvisa, a dose para crianças não deve ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário infantil por precaução. A Anvisa recomenda um intervalo de 15 dias para a aplicação de outro imunizante. A capital água mineral também segue aplicando as 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em adultos que completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Além disso, a 3ª que é a dose de reforço. A vacinação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s e na quadra do bairro COHAB.
Foto: Criança exibe cartão de vacinação contra Covid-19 em São Paulo (SP) Governo do Estado de São Paulo.l