Tendência

Chapada do Apodi: um paraíso rico, próspero e produtivo localizado na região do semiárido Nordestino

Com cerca de 160 mil hectares, a região é conhecida como um dos solos mais férteis do mundo. ‘Consórcio propõe debater recursos hídricos da Chapada do Apodi’

Na manhã dessa quarta-feira (17), Francisco Valdevino (Xixico) visitou os amigos Elionaldo Benevides que é secretário de agricultura e o coordenador da defesa civil Ricardo Nascimento – ‘uma conversa produtiva com nossos amigos da cidade de Caraúbas’, descreveu Xixico.

A ideia de Francisco Valdevino (Xixico) é propor a gestão compartilhada nos aquíferos interestaduais da Chapada do Apodi, entre os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. “Pretendemos criar uma espécie de censo para coletar os mais variados dados como quantidade de poços, profundidade, vazão e etc, nos aquíferos de Jandaíra, Arenito-Açu e Cristalino”.

O maior objetivo é reunir os municípios de Apodi, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró e Severiano Melo no Rio Grande do Norte. E ainda Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte no Ceará.

A Chapada do Apodi está localizada na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, na área de transição entre a Zona da Mata e o sertão semi-árido. Com relevo plano, a chapada é um local onde são plantados milho, feijão, melão, melancia, dentre outras frutas.

Estudo técnico desenvolvido e concluído neste ano pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) apurou que há, hoje, perfurados e em operação na Chapada do Apodi 1.276 poços profundos, sendo 945 no aquífero de Jandaíra e 331 no do Açu, ambos beneficiando municípios cearenses e potiguares na divisa dos dois estados. Nota do Diário do Nordeste (Atualizado às 11:52 / 28 de Outubro de 2021).

A primeira reunião do consórcio acontecerá no município de Caraúbas entre o final de fevereiro e início de março deste ano.

Por Jânio Duarte

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.