Como os professores e gestores podem se planejar para o encerramento de ciclo do ano letivo e retorno às aulas?

Especialista em gestão escolar, Alinne Rios, assessora pedagógica da FourC Learning discorre sobre a importância da organização durante o ciclo escolar, trazendo dicas práticas sobre o tema para os educadores

Quando tratamos da rotina de professores e de gestores, com o encerramento do ano letivo de 2023, pontos importantes precisam ser discutidos. Sobre esses aspectos, vale destacar o planejamento das avaliações finais, a organização de documentos e o histórico do ano letivo, entre outros.

Além disso, este também é o período em que se analisa o ano como um todo, passando por questões como pontos negativos e positivos, quais foram as principais dificuldades encontradas, os obstáculos superados e o que se aprendeu com o cenário macro. Na sequência, dá-se início ao planejamento para o próximo ano.  

E para auxiliar os educadores em meio a esse cenário, Alinne Rios, professora e assessora pedagógica da FourC Learning, instituição que oferece desenvolvimento profissional para gestores e educadores, traz algumas dicas práticas, utilizando estratégias que irão ajudar a encerrar e iniciar o próximo ano letivo de maneira positiva. Confira abaixo!

Acesso ao calendário escolar

Na visão de Alinne, o primeiro passo para que os professores e gestores possam se organizar no encerramento e no volta às aulas é permitir o acesso de todos ao calendário escolar. Com isso, a professora explica que toda a comunidade poderá estar alinhada e se planejando para as ações que serão realizadas ao longo do período.

“Com acesso a esse cronograma, evitamos imprevistos, já que as principais ações escolares estarão contempladas nesse documento, então todos saberão, por exemplo, a data prevista para os conselhos de sala e para a entrega dos boletins. Assim, os colaboradores e os professores podem organizar suas estratégias com a noção clara dos prazos e organização para que sejam cumpridos com qualidade”, afirma Alinne.

Comece traçando um planejamento

De acordo com a assessora pedagógica, para esses períodos cruciais do ciclo escolar, o planejamento é sempre a chave. “Às vezes essa parece uma parte muito burocrática do ato de ensinar, mas na verdade ela funciona como um guia, auxiliando no mapeamento das tarefas. Então, a ideia é tratar o planejamento como um cálculo de rota, assim podemos enxergar o melhor caminho para cada aluno e ajudar a desenvolver ainda mais o seu potencial de aprendizado”, acrescenta a especialista.

A assessora afirma ainda que a dica é sempre pensar no planejamento reverso, já sabendo que esse período de encerramento do ano traz muitas tarefas. “Todo o planejamento que fazemos como professores, gestores e educadores é pensando e planejando o fim do ciclo, então já prevemos esse encerramento e todas as ações da escola que envolvem esses fechamentos de etapas, como finalização de provas, correções, feedback para alunos ou para os colaboradores, no caso dos gestores. Portanto, o exercício é como podemos nos planejar no início do ciclo, nos organizando para este momento final”, comenta.

Realize a gestão das tarefas e do tempo

Para a assessora pedagógica, a grande dica quando se trata de se preparar para o período do volta às aulas é realizar uma boa gestão das tarefas e do tempo.  “É interessante pensar quais são os objetivos que queremos alcançar com os alunos, quais temas serão trabalhados durante o ano e, a partir disso, olhar para as datas e para os prazos que precisamos ser cumpridos. No caso dos alunos, por exemplo, se você vai trabalhar um projeto com eles, é necessário analisar quanto tempo vão precisar para desenvolver a atividade”, explica Alinne.

Além disso, a professora ainda sugere por onde começar. “É sempre melhor priorizarmos os processos maiores, como os conselhos de classe, seguindo o exercício de se organizar, pensando no que será necessário para a ação. Nesta etapa inicial, a gestão do tempo é essencial para ter todas as avaliações corrigidas até a data estabelecida, afinal as avaliações são os documentos de evidências dos alunos”, finaliza a professora.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.