Juros altos devem diminuir abertura de vagas neste ano, dizem analistas

Em um cenário de juros altos, o mercado de trabalho deve engatar em um processo de desaceleração ao longo de 2023, disseram analistas à CNN. A expectativa deriva de projeções de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que, embora tenha avançado 2,9% ao longo de 2022, recuou 0,2% no último trimestre do ano.

Segundo o Caged, o Brasil abriu 83.297 vagas de trabalho formal em janeiro. número de janeiro é resultado de 1.874.226 contratações e 1.790.929 desligamentos. No mês anterior, o saldo havia sido negativo em 440.669.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta quinta-feira (9) que três fatores explicam uma geração menor de empregos em janeiro. De acordo com ele, os juros altos praticados pelo Banco Central penalizam a economia e a geração de empregos. Marinho também destacou que a crise das Americanas afeta as expectativas dos empresários, que deixam de contratar.

Em sua última reunião, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), órgão do Banco Central, destacou a questão dos juros no país na avaliação do cenário econômico e financeiroAod Cunha, comentarista de Economia da CNN, avalia que a continuidade do atual patamar da taxa de juros deve gerar uma situação desafiadora no mercado de crédito.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.