Morre Padre Sátiro, ex-reitor da UERN

A Diocese de Mossoró comunica com profundo pesar o falecimento de seu decano, Pe Sátiro Cavalcanti Dantas, aos 93 anos de idade. Após um longo período de luta por sua saúde, Pe Sátiro partiu para a Casa do Pai nesta segunda-feira, 27, no início da tarde, no hospital Wilson Rosado, em Mossoró- RN.

Filho de seu João Fernandes Dantas e de Dona Erondina Cavalcanti Dantas, nasceu na Comunidade de Poço de Pedra, município de Pau dos Ferros (RN), aos 22 de janeiro de 1930. Foi ordenada padre no dia 08 de dezembro de 1954. Tinha, portanto, 93 anos de idade e 69 anos de sacerdócio. Foi diretor do Colégio Diocesano ( 1956-2016) e diretor emérito da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

A LUTA PELA EDUCAÇÃO – DO COLÉGIO DIOCESANO À ESTADUALIZAÇÃO DA UERN

A incansável luta pela estadualização da Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN), hoje Universidade do Estado do RN (UERN), marca a história do sacerdote em defesa do ensino público para todos e consolida a marca de “padre educador”. Foi ele quem conduziu a luta dos mossoroenses, à frente de um grupo de notáveis, e que levou o Governo do Estado a transformar a URRN na primeira – e única – universidade pública estadual do RN.

Padre Sátiro ocupava o cargo de reitor pro-tempore da URRN, entre agosto de 1985 e julho de 1987, quando a estadualização foi alcançada, fato ocorrido em 1986, na curta gestão do governador Radir Pereira de Araújo. A resistência foi vencida pela posição destemida do padre Sátiro, na medida em que se a estadualização não fosse aprovada naquele momento, muito provavelmente a URRN deixaria de existir pela enorme dificuldade financeira que enfrentava.

A sua missão de educador foi exercida desde sempre, como professor do Ginásio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs); diretor fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró (1967); professor de Direito da Uern; no exercício do magistério por 43 anos.

Foi membro do Grupo Fundador da Universidade Regional do Rio Grande do Norte; membro do Conselho Universitário da FURRN.

*Com informações do Jornal de Fato

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.