O fantasma Zé Dirceu de volta

Depois de cassado, voltou ao Congresso como senador. Renan Calheiros foi condenado à perda do mandato e dos seus direitos políticos, voltou e se elegeu presidente do Senado. A lista é extensa.

Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco

Existem fantasmas na política que de vez em quando surpreendem e voltam a assombrar. Fernando Collor lidera a lista. Depois de cassado, voltou ao Congresso como senador. Renan Calheiros foi condenado à perda do mandato e dos seus direitos políticos, voltou e se elegeu presidente do Senado. A lista é extensa.

O próximo fantasma deve se traduzir numa realidade nas eleições de 2026 e atende pelo nome de Zé Dirceu, já em articulação para voltar ao Congresso como deputado federal por São Paulo. O maior entusiasta da sua pré-candidatura é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mas o capitão da primeira equipe de Lula tem etapas judiciais pela frente.

Sua defesa de Dirceu, liderada pelo advogado criminalista Roberto Podval, apresentou uma petição ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para reverter duas condenações no âmbito da Lava Jato. A alegação é parecida com a utilizada pelos defensores de Lula para anular os processos do presidente.

Dizem que há provas suficientes que demonstram que Sergio Moro e Deltan Dallagnol não tinham isenção para investigar e julgar Dirceu e que agiram politicamente para perseguir o ex-ministro. A defesa de Dirceu tem grande expectativa na anulação dos processos. Caso isso se confirme, ele recupera os direitos políticos e pode se candidatar em 2026.

Em entrevista ao programa “Diálogos com Mario Sergio Conti”, na Globonews, o petista não descartou uma candidatura, mas afirmou que essa decisão caberá ao PT e a Lula. “Numa situação como a de hoje, ele teria muito a acrescentar. Ele seria um líder natural na Câmara”, afirma o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), quadro influente no partido e um dos melhores amigos de Lula.

Entre as lideranças do PT, é praticamente unânime a opinião de que Dirceu tem muito a contribuir com os rumos do governo e do partido em função de sua trajetória e sua capacidade de análise da conjuntura. Um deputado, de forma reservada, afirma que a volta do ex-ministro traz alguns “fantasmas do passado”. “Ele errou muito. Para os bolsonaristas, [a volta dele] será um prato cheio”.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.