Apodi: Sicramirn apresenta estudo hidrogeológico sobre as áreas de proteção das fontes de água mineral

Levantamento técnico analisa estado das áreas de proteção ambiental das concessões de lavras (fontes de água mineral) e oferece informações para melhoria do monitoramento

A Câmara Municipal de Apodi promoveu na manhã desta segunda-feira (18), uma plenária com representantes do Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN – SICRAMIRN, para apresentação do Reconhecimento Hidrogeológico das áreas de proteção ambiental das fontes de água mineral.

“O objetivo é de especificar o estudo da água mineral com base no trabalho admitido da manutenção dos recursos minerais, se estão em conexão com o meio ambiente”, destacou o presidente do sindicato Roberto Serquiz.

O último estudo realizado foi no ano de 2008, e agora em 2021 a equipe do SICRAMIRN apresentou esse estudo técnico mais detalhado dos recursos minerais em solo apodiense. O levantamento técnico analisa o estado das áreas de proteção ambiental das concessões de lavras (fontes de água mineral) e oferece informações para melhoria do monitoramento. O estudo analisou as zonas de proteção de poço de água mineral em Apodi, identificando possíveis intercorrências na área de proteção onde as fontes de água mineral estão localizadas e o contexto urbano no entorno.

Como recomendação, o documento aponta a necessidade de que “todos os órgãos da administração pública, principalmente, durante as discussões para revisão/atualização dos Planos Diretores dos municípios e durante as análises dos processos de licenciamento ambiental, devem dialogar com a Agência Nacional de Mineração (ANM) a fim de considerar as zonas de proteção de poço já instituídas”.

Segundo Júnior Souza, presidente da Câmara Municipal, “esse estudo precisa estar no centro da agenda dos órgãos reguladores. A conservação dos recursos minerais depende do esforço coletivo entre empresários e gestores públicos, cujo diálogo deve ser permanente”, considera.

“Uma reunião muito produtiva, onde foram apresentadas informações técnicas e práticas que são importantes para a avaliação da revisão e atualização do Plano Diretor dos nossos gestores ambientais em benefício da conservação dos recursos minerais do município de Apodi”, destacou o prefeito Alan.

Estiveram presente o presidente do Sindicato, Roberto Serquiz, presidente da Câmara, vereador Júnior Souza, vice-prefeito Neílton Diógenes, vereadores, secretários municipais, sociedade civil organizada e empresários do ramo do município de Apodi.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.