Câmara de Apodi debate com representantes da Caern e do Idema sobre o saneamento básico

O saneamento básico de Apodi se encontra paralisado desde 2005

A Câmara Municipal de Apodi promoveu na manhã desta sexta-feira (11), com Fábio Siqueira – superintendente de empreendimentos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Aluízio Aguiar – coordenador de obras públicas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema); vereadores; prefeito Alan Silveira, vice-prefeito Neilton Diógenes e secretários municipais.

Na pauta a reivindicação do saneamento básico do município que está paralisado desde 2005, o saneamento se refere a várias medidas tomadas pelo estado, por parte da Caern com o intuito de melhorar as condições do meio ambiente a fim de garantir qualidade de vida à população, tanto nos aspectos ambientais quanto na prevenção de doenças, já que o saneamento básico é necessário para o desenvolvimento saudável de qualquer sociedade.

A ausência de saneamento básico é uma temática bastante discutida nos dias de hoje, haja vista que é um problema ainda presente em muitas cidades do país. “Muito tem se discutido sobre o grande acúmulo de lixo nas ruas, a falta de água potável e, principalmente, a maneira como é realizada a destinação dos esgotos. Se os serviços de saneamento não forem ofertados, a população passa a enfrentar grandes problemas, principalmente no que se refere a doenças, dessa forma, a oferta de um serviço de qualidade evita muitos problemas ambientais e de saúde pública”, destacou o vereador Charton Rêgo.

A lagoa do Apodi sempre foi um recurso muito importante para a economia local e regional, por ser fonte de água para irrigação de culturas, dessedentação de animais e abastecimento humano. Infelizmente quase todos os esgotos a céu aberto desaguam na lagoa, no principal manancial hídrico.

Texto: Jânio Duarte

Fotos: Jânio Duarte e Leylla Carla

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.