TRT-RN: Abril Verde terá palestras em fábricas, passeio ciclístico e Carta Aberta às universidades 

A campanha será lançada nesta segunda-feira em Natal, numa solenidade que reunirá representantes de todas entidades que integram o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-RN), a partir das 17h

Luzes verdes iluminarão as fachadas dos edifícios de várias instituições em Natal e no interior do estado, a partir desta segunda-feira (1º), como parte da programação do Abril Verde 2024, iniciativa que alerta a sociedade para a importância da Segurança, Saúde e Justiça Social em todo país.

A campanha será lançada nesta segunda-feira em Natal, numa solenidade que reunirá representantes de todas entidades que integram o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-RN), a partir das 17h, no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

O movimento também terá uma solenidade de lançamento em Mossoró, marcada para o próximo dia 10 de abril, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN).

Programação
Durante a solenidade, será lançada uma Carta Aberta à Comunidade Acadêmica “destacando o papel da academia na formação de uma cultura efetiva de fomento à prevenção de acidentes e adoecimentos no trabalho, atendendo ao disposto no art. 14 da Convenção 155 da OIT”, revela o juiz Alexandre Érico, um dos gestores do programa Trabalho Seguro no TRT-RN.

A programação do Abril Verde deste ano prevê, ainda, a realização de uma série de palestras em fábricas e empresas sobre a importância da segurança do trabalho.

Já estão confirmadas visitas e exposições do desembargador Bento Herculano e do juiz Alexandre Érico às fábricas do Café Três Corações, da fábrica de sorvetes Ster Bom, entre outras empresas e instituições.

Na terça-feira (4), os representantes do Getrin-RN participarão do lançamento do Abril Verde promovido pelo CEREST-RN e no dia 19 de abril será a vez do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Rio Grande do Norte.

A programação será encerrada com um passeio ciclístico no sábado (27), com saída da frente da sede da FIERN, na avenida Salgado Filho.

Trabalho Seguro
“O objetivo do Abril Verde é conscientizar empregadores e empregados sobre a importância dos cuidados com a prevenção da segurança e da saúde  no ambiente de trabalho”, destaca o desembargador Bento Herculano Duarte Neto, um dos gestores do Programa Trabalho Seguro no TRT-RN.

A campanha está inserida no Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas e visa o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
O Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho é celebrado anualmente em 28 de abril. Essa data foi escolhida em memória às vítimas do acidente ocorrido em 1969, quando uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores.  Desde então, a data passou a ser reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

No Rio Grande do Norte, o Abril Verde é promovido por um Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest-RN), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest Natal) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.